top of page

Minicursos

 

Os Minicursos são espaços para reflexão de temáticas específicas e diversas de interesse geral. Possuem como público-alvo alunos/as de graduação e pós-graduação, professores/as do Ensino Fundamental e Médio, entre outros interessados. Serão oferecidos cursos, com seis horas-aula, distribuídas em sessões de duas horas (das 7:30 às 9:30), nos dias 12, 13 e 14 de novembro. Os cursos oferecidos serão analisados pela Comissão Científica preliminar e divulgados a partir de 15 de agosto de 2014. Critérios de avaliação das propostas de minicursos: qualidade e relevância acadêmica da proposta e intensidade de demanda pelo tema.Cada curso poderá ser ministrado por até 2 docentes; O curso será realizado se tiver pelo menos 8 inscritos.O limite máximo de inscritos em cada curso é 30. O curso deverá ser ministrado exclusivamente pelos proponentes.

 

 

Requisitos para apresentação de propostas de Minicursos:

  1. ser no mínimo graduado;

Forma de submissão:

Os interessados/as deverão enviar proposta para o email xiseminario@gmail.com até 15 de agosto de 2014;

As propostas de Minicursos deverão indicar:

  1. título;nome(s) do(s) proponente(s);

  2. súmula curricular;

  3. titulação e vínculo institucional e função institucional do(s) proponente(s);

  4. endereço, telefone e e-mail para contato;

  5. ementa, programa e bibliografia do MC;

  6. Indicação de todo material necessário para execução do curso (sujeito à confirmação de disponibilidade)

 

Mini-cursos:

1. As visualidades como possibilidade de ensino de história.

Proponente: Matilde de Lima Brilhante

 

Ementa: Sabe-se que as imagens se constituem enquanto discursos socialmente situados, produzidos com pretensões de auto legitimidade. É nesse ponto que se faz necessário pensarmos o lugar das imagens no nosso cotidiano, uma vez que no mundo dito moderno construímos, cada vez mais, nossas relações mediadas por elas. E, se as imagens se tornam, a cada dia, mais presentes em nossa sociedade, devemos encará-las como instrumento de ensino/aprendizagem. Sendo assim, o que interessa não é a imagem em si, mas, como a partir delas se constroem as representações e os imaginários [pautados em aspectos como: identidades, estereótipos e expectativas], assim é fundamental identificar os sujeitos produtores e consumidores para uma sistemática problematização desse material. Através desse minicurso busco lançar algumas questões [e discuti-las] sobre os usos das imagens no campo do ensino, mais precisamente no que se refere à disciplina de História, muito embora haja a pretensão de dialogar com as demais disciplinas da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

 

2. Educação histórica e ensino de história mediado por fontes

Proponentes: Augusto Ridson de Araújo Miranda e Geovanio Carlos Bezerra Rodrigues

 

Ementa: Este minicurso tem como propósito problematizar os principais conceitos em Educação Histórica, importante área de estudos que dialoga com as investigações em Cognição Histórica e com as mais atuais concepções de ensino de História (BARCA, 2001a). Partindo da premissa de um fazer pedagógico em História estabelecendo com os estudantes um contato com fontes primárias e a metodologia do historiador (MAGALHÃES JUNIOR et al, 2011),  ao discutirmos os conceitos de empatia histórica (LEE, 2001) evidência histórica (ASHBY, 2001), e explicação histórica (BARCA, 2001b), estabeleceremos com os cursistas propostas de práticas de ensino nas perspectivas da Educação Histórica, sejam em espaços virtuais (MENEGHELLO, 2011), em museus ou em escolas (RAMOS, 2004). Consideramos fundamental no cenário brasileiro a difusão do conhecimento, com licenciandos e licenciados em História, dos estudos em didática do ensino de História como os acima referenciados (RÜSEN,  1987), a fim de vislumbrar possibilidades de melhoria da formação docente em História (FERREIRA; MAGALHÃES JUNIOR, 2013) e, consequentemente, a aprendizagem histórica em nosso país (SILVA; FONSECA, 2010).

 

3. História e sensibilidades: dimensões teóricas e metodológicas

Proponente: Danielle Almeida Lopes

 

Ementa: O mini-curso tem como objetivos fornecer as primeiras informações sobre a área de História e Sensibilidades, discutir suas possibilidades de pesquisa dos participantes(caso pertençam a essa domínio), informar sobre bibliografia preliminar que envolve  o assunto e dar conta, de modo introdutório, das discussões conceituais, metodológicas e atinentes a escrita da história que esta área de pesquisa implica. No primeiro encontro consistirá em umaintrodução dos participantes nas discussões preliminares em torno deste novo campo de pesquisa que se abre para os historiadores.  Para isso fará inicialmente uma discussão da própria noção de sensibilidades, a queaspectos da vida social este conceito recobre, que áreas, temas e modalidades de pesquisa este campo de estudos permite e pressupõe. Para concluir, será feito uma reflexão sobre as possíveis especificidades que a escrita da história deveria assumir neste campo de pesquisa mediante as observações feitas nas pesquisas monográficas das próprias ministrantes e dos demais participantes.

 

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

.

bottom of page