top of page

PALESTRANTES.

ANTONIO T. MONTENEGRO

Professor Titular de História do Brasil da Universidade Federal de Pernambuco. Autor de diversos livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. É membro do conselho editorial de diversar resvistas, tais como:  Territórios e Fronteiras da Pós Graduação da Universidade Federal de Mato-Grosso; História Oral da Associação Brasileira de História Oral. Desenvolve pesquisa na área de História e Memória, com ênfase em História do Brasil Contemporâneo atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e Metodologia da História, Lutas Políticas, Memória e Cultura. Pesquisador 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Para saber mais sobre o conteúdo da palestra clique no link abaixo:

CRISTINA SCHEIBE WOLFF

Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998) e pós doutorado  pela Université Rennes 2, na França (2004/5) pelo Latin American Studies Center da University of Maryland (2010/11), em College Park, Estados Unidos da América. Atualmente é professora associada do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena o Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) e é participante do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC como uma das coordenadoras editoriais da Revista Estudos Feministas. Faz parte do conselho da Seção de Estudos de Gênero e Feministas da Latin American Studies Association, LASA (2013-2014). Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Mulheres e do Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, memória, guerrilha, resistência às ditaduras no Cone Sul.

RODRIGO PATTO SÁ MOTTA

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais(1990), mestrado em História pela mesma instituição (1993) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou estudos de pós-doutorado e atuou como professor-pesquisador visitante na Universidade de Maryland (2006-2007), como Professor visitante na Universidad de Santiago de Chile (2009). Atualmente é professor associado da UFMG e pesquisador do CNPq. Atua principalmente no campo da História Política, pesquisando tanto temas da vertente clássica (partidos, instituições) como abordagens que dialogam com a nova história (representações, iconografia, cultura política). Suas pesquisas recentes concentram-se em questões relacionadas ao golpe de 1964 e ao regime militar, envolvendo temas como repressão política (DOPS, ASI), anticomunismo, política universitária, memória e atuação da esquerda. Atualmente é presidente da Associação Nacional de História (ANPUH).

Anchor 1

FREDERICO DE CASTRO NEVES

Possui graduação em História (UFC, 1986), mestrado em Sociologia (UFC, 1992) e doutorado em História (UFF, 1998), tendo realizado estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é Professor Associado IV no Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, atuando nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: secas, migrações, revoltas camponesas, movimentos sociais e conflitos sociais.

JORGE FERREIRA

Possui graduação (1982) e mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1989) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense e tem bolsa de produtividade em pesquisa 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É pesquisador da FAPERJ no Programa Cientistas do Nosso Estado. Tem experiência na área de História do Brasil República, com ênfase nos estudos de História Política e História Cultural. Organizador da obra "O Brasil Republicano", seu último trabalho, em parceria com a profa. Angela de Castro Gomes, foi o livro "1964. O golpe que derrubou um presidente, pôs fim ao regime democrático e instituiu a ditadura no Brasil".

ANA RITA FONTELES

Professora Adjunta II do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ministra disciplinas na área de Prática de Ensino na graduação e coordena o PIBID Educação em Direitos Humanos: Gênero e Sexualidade na Escola. Integra as linhas Cultura e Poder e Memória e Temporalidades no Programa de Pós-Graduação em História da UFC. É doutora em História da Cultura pela UFSC e mestra em História Social pela UFC, possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. . Tem experiência nas áreas de História da Imprensa, Imprensa Feminina e Feminista no Brasil, História e gênero, História do Feminismo, memória e gênero, história das mulheres, gênero e ditadura no Brasil. Coordena o Grupo de Pesquisas e Estudos em História e Gênero (GEPEHG), na UFC.

MEIZE REGINA DE LUCENA

Possui graduação em História pela UFC (1993), mestrado em História pela PUC-SP (1996), doutorado em Cinema - Université Paris III (2004) (bolsa-sanduíche) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Tem pós-doutorado em História pela Universidade de Brasília (UNB) e pela Universidade de Groningen (Holanda). Atualmente é professora associada da UFCará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, linguagem, representação, documentário e história. 

GLEUDSON PASSOS

Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (1997). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica PUC-SP (2000), com a dissertação "As Repúblicas das Letras Cearenses. Literatura, Imprensa e Política (1873 - 1904)". Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense PPGH\ UFF (2009), com a tese "Bardos da Canalha, Quaresma de Desalentos. Produção Literária de Trabalhadores em Fortaleza na Primeira República". É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde leciona no Curso de História e no Mestrado Acadêmico em História\ MAHIS. Integra os GPESQ\ CNPQ Intelectuais, Idéias e Instituições (UFF), ARCHEA - Grupo de Pesquisa em Cultura Escrita na Antiguidade e Medievalidade e GPUR-Grupo de Pesquisa em Práticas Urbanas (UECE). Neste último, atua como pesquisador do eixo de pesquisa Práticas Letradas e Urbanidades e integra os projetos "Cultura Capitalista e Civilização nas Cidades do Ceará (1860 - 1960)" e o PROCAD MAHIS\UECE - PPGH\ PUC-RS "Capitalismo e Civilização nas Cidades do Estado do Ceará (1860 - 1930)". Tem pesquisa e artigos publicados nas seguintes áreas: Cultura e Poder, Cultura e Cidades, Literatura Cearense, Literatura Medieval e Turismo e Patrimônio Cultural.

ADELAIDE GONÇALVES

Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Pós-Doutorado no Instituto de História e Teoria das Idéias, da Universidade de Coimbra. É professora Associado da Universidade Federal do Ceará. Professora da Escola Nacional Florestan Fernandes do MST-Brasil. Tem experiência nas áreas de Teoria da História, História do Brasil e História de Portugal. Para a História do Brasil e Portugal, com ênfase na República e História das Ideias, atuando principalmente nos seguintes temas: anarquismo, mundos do trabalho, memória, imprensa operária, historia do livro, práticas de leitura, imigrantes, bibliotecas, revistas.

EDUARDO LÚCIO AMARAL

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1997) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCe).

EDSON HOLANDA

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (2002), mestrado(2005) e doutorado(2013) em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Atuou como Professor Substituto no Ensino Superior, aprovado em seleções públicas: UVA (2005), UECE (2006) e UFC (2007-2008). Atualmente é Professor Adjunto A na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB, lotado no Campus da Liberdade/Ce; Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Seca, Cultura e Movimentos Sociais (UFC); 

TYRONE CÂNDIDO

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado (2002) e doutorado (2014) em História Social pela mesma universidade. É professor da Universidade Estadual do Ceará, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC, em Quixadá. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: retirantes, seca, ferrovia, história social, cultura operária, justiça popular e teorias da história.

bottom of page