Universidade Federal do Ceará
Comissão organizadora.

Dr. Mário Martins Viana Júnior (Presidente)
Professor Adjunto A do Curso de História/UFC. Possui doutorado em História Cultutal pela UFSC com experiência de bolsa doutorado sanduíche no exterior pela Universidade de Coimbra (Portugal). Tem experiência nos estudos de gênero com foco em pesquisas sobre masculinidade na América portuguesa. Atualmente coordena a pesquisa e o projeto de extensão "Memórias das comunidades impactadas pelos Perímetros de Irrigação no Ceará" e é mebro efetivo do Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territorias (COMTER). Sua última obra organizada foi o livro "Ceará: economia, política e sociedade (séculos XVIII e XIX)" e seu mais recente artigo publicado é: "Masculinidades em jogo na américa portuguesa: a expedição de pero coelho de sousa em 1603" (Revista OPSIS). É membro parecerista das revistas OPSIS e UNISALLE.

Dra. Ana Carla Sabino Fernandes
Professora Adjunta do Dept. de História da Universidade Federal do Ceará- UFC e Co-Tutora do PET História UFC é Doutora em História pelo PPGH da UNISINOS/RS (2012). Participou do Programa Binacional dos Centros Associados de Pós-Graduação Brasil/Argentina (CAPES-SPU)- Projeto CAPG 045/10- Universidade do Vale do Rio dos Sinos-RS/Brasil e Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires- UNICEN/Argentina no curso de doutorado sanduíche no exterior entre setembro e novembro de 2011. Foi bolsista DCR CNPq/FUNCAP-Dept de História UFC (2013-4). Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa Patrimônio e Memória (GEPPEM, Dept de História-UFC).

Dr. Frederico de Castro Neves
Possui graduação em História (UFC, 1986), mestrado em Sociologia (UFC, 1992) e doutorado em História (UFF, 1998), tendo realizado estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é Professor Associado IV no Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, atuando nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado. Coordena o Grupo de Estudos História da Saúde e da Doença no Ceará. Tem experiência na área de História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: secas, migrações, revoltas camponesas, movimentos sociais e conflitos sociais.