Universidade Federal do Ceará
Notícias recentes

FINALIZADA A PROGRAMAÇÃO DO XI SEMINÁRIO:
02.1.14 -
Finalizada a programação geral do XI Seminário de Pesquisa. O evento contará com a presença de professores especialistas no estudo do período ditatorial brasileiro. Dentre eles(as), destacamos a conferência de abertura proferida pelo Prof. Rodrigo Patto (UFMG), a palestra do Prof. Antônio Torres Montenegro (UFPE), a mesa redonda coordenada pelo Prof. Gleudson Passos (UECE), a palestra proferida pelo Prof. Jorge Ferreira (UFF) e a conferência de encerramento da Professora Cristina Scheibe Wolff (UFSC), entre outros profissionais. Além disso, teremos uma mostra expositiva, o lançamento de dois livros concernentes à temática do Seminário e três minicursos. Serão realizadas ainda três intervenções culturais. Venha conferir o evento que já conta com mais de 500 inscritos!!! Não se inscreveu? Ainda dá tempo. Clique aqui.

DESTAQUE:
07.09.14 -
Abertas as inscrições para ouvintes, para mini-cursos e para submissão de trabalhos em Simpósios Temáticos
Encontram-se abertas as inscrições para ouvintes, participação em mini-cursos e apresentação de trabalho em Simpósios Temáticos. Os prazos e requisitos são diferentes para cada modalidade de participação. Para saber mais e realizar sua inscrição acesse os links abaixo:
2. Participação em mini-curso;
3. Ouvintes;



DESTAQUE:
28.07.14 -
Prorrogadas as inscrições para submissão de Simpósios Temáticos até 31 de agosto de 2014
As inscrições para proposições de Simpósios Temáticos foram prorrogadas até o dia 31 de agosto de 2014 e as propostas de minicursos serão aceitas até o dia 15 de agosto. Os STs serão os espaços para a apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em andamento sobre um mesmo tema. Serão aceitas intenções de pesquisas. A proposta deverá ser feita por até dois coordenadores. Caberá ao(s) coordenador(es) avaliar(em) as propostas apresentadas ao seu ST e definir(em) as formas de trabalho, sempre com o objetivo de garantir ampla participação e tempo necessário para apresentação, discussão e aprofundamento das questões suscitadas. Os coordenadores no momento de seleção dos trabalhos devem observar os pontos anteriores bem como explicitar critérios que por ventura venham a construir para as suas avaliações...
31.05.14 -
CARTA DE APOIO AO ACAMPAMENTO ZÉ MARIA DO TOMÉ NA 2ª ETAPA DO PERÍMETRO IRRIGADO JAGUARIBE-APODI (CE)
Estamos vivendo um momento histórico em Limoeiro do Norte-Ceará e no Vale do Jaguaribe! Os(as) camponesas da Chapada do Apodi (CE) ocuparam, em conjunto com o MST, com apoio do Movimento 21, desde o dia 5 de maio de 2014, a 2ª etapa do Perímetro Público Irrigado Jaguaribe-Apodi, localizada em Limoeiro do Norte. Atualmente, o referido Perímetro encontra-se dominado pelo agronegócio, inclusive de forma ilegal, por meio de grilagem.
Dentre as estratégias pensadas para conquistar a pauta de reivindicações, foi construída uma Carta Política de Apoio à luta dos(as) camponeses(as) da Chapada do Apodi(CE/RN), com o objetivo de dialogar com a sociedade mas, sobretudo, de pressionar o Estado, na próxima reunião com o Ministério da Integração, agendada para o dia 10 de junho de 2014.
Consideramos a sua assinatura de extrema importância nessa carta, não somente pela contribuição teórica e de atuação política, mas pela defesa do lugar dos(as) camponeses(as) no Brasil.
Para assinar a carta clique aqui
18.05.14 -
Projeto Memória e História
No início deste novo milênio um grupo de pesquisadores do Departamento de História da História da Universidade Federal de Pernambuco descobriu que uma grande quantidade de processos trabalhistas iria ser doada como papel velho para o Hospital do Câncer. A consciência do perigo do descarte de uma memória importante da nossa história social, política, cultural e econômica gerou imediatamente uma mobilização e um movimento de resistência contra esse descarte. Uma negociação foi iniciada entre a Comissão de Documentação do Tribunal Regional do Trabalho 6ª Região e professores do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco no intuito de preservar integralmente esse precioso acervo documental. Foi então assinado um convênio entre a o TRT e a UFPE em 2004 e em 2006 começaram a serem entregues a esta Universidade coleções de processos trabalhistas. Foi designada como gestora da documentação a pós-graduação do Departamento de História...